BRASILEIROS NA ESPANHA

Impressões de uma brasileira vivendo EM madrid

"Antes de mudar para a Espanha eu já havia visitados o país 3 vezes, e lembro que na primeira vez eu pensei: Um dia irei morar neste lugar ..."


POR DEISE D'AVILA
Foto enviada por Deise D'avila

Por que Espanha?

Oi, meu nome é Deise e estou morando em Madri, há quase 6 meses, cheguei dia 19 de fevereiro de 2020, sou gaúcha, mas já morava em São Paulo há 9 anos.


Mas voltando ao início, por que Espanha?

Foi a pergunta que mais ouvi quando falei que iria mudar de país, a resposta é simples, praticidade na documentação, sim, simples assim.

Eu sempre tive o sonho de morar fora, sempre quis morar em algum país de língua inglesa, pois na minha cabeça eu só aprenderia o idioma assim, porém em 2011 conheci meu marido Maurício e um dia, lá nos primórdios de nosso namoro, ele comentou comigo que era de família espanhola e que possuía a dupla cidadania.

Com o passar dos anos, mudamos para São Paulo, por conta do trabalho dele e há mais ou menos uns 4 anos começamos a falar de mudar de país, por ¨N¨ motivos, mas o principal é que queríamos mais qualidade de vida, segurança, enfim, queríamos uma vida diferente da que tínhamos.

Nós amávamos a nossa vida em São Paulo, os nossos trabalhos e confesso para vocês que não foi fácil abrir mão disso para viver o sonho de morar fora, mas como diz um grande amigo meu: "Cada escolha uma renúncia".

Como foi o planejamento para sair do Brasil e vir morar na Espanha?

E assim foi, começamos a planejar a viajem, fazer cálculos, procurar informações em blogs, Youtube, Consulado da Espanha, enfim, em tudo que é lugar.

No meu caso, vimos que a melhor maneira para eu poder migrar para Espanha de maneira legalizada e poder trabalhar era nós nos casarmos. Fizemos o casamento civil no Brasil, registramos no livro de família no Consulado de São Paulo, e recebemos a certidão de casamento espanhola.

Em Março de 2019, o Mauricio veio para a Espanha na minha frente, para ir ajeitando os documentos dele, mesmo ele tendo a dupla cidadania ele precisava fazer o DNI, empadronamento, ver oportunidades de trabalho, etc, fazia parte do nosso planejamento, neste primeiro momento ele ficou na Espanha 5 meses, os documentos ele conseguiu tirar todos em 10 dias, o restante do tempo ele ficou aqui trabalhando, e durante período eu o visitei 2 vezes.

Depois desse período por motivos pessoais, ele acabou tendo que voltar ao Brasil para acertamos alguns detalhes burocráticos que ficaram pendente e que eu sozinha não conseguia resolver, já que eu continuava trabalhando e sem tempo para quase nada.

Acertados todos os detalhes que faltavam, chegou a hora tão esperada e nós dois partimos juntos a Madrid, para iniciar uma nova vida.

Foto enviada por Deise D'avila

Primeiras dificuldades ao chegar na Espanha...

Estou aqui a pouco tempo, mas uma coisa posso garantir a vocês, não é nada fácil e foi desesperador nos primeiros dias.

Nossa primeira dificuldade foi alugar um imóvel, eu ligava para as imobiliárias e só recebia não, não, não. Porque para eles não importa se você tem dinheiro guardado para pode pagar o aluguel por X tempo, se não tiver outra garantia, como um fiador ou um contrato de trabalho, você vai ouvir um belo não.

Existem pessoas que alugam sem qualquer garantia? Sim, existem, mas o valor do aluguel é mais caro que o praticado.

Como meu cunhado já mora em Madrid há algum tempo e trabalho aqui, ele se ofereceu para ser o nosso fiador e depois de o dono do imóvel verificar que tínhamos todos os documentos para estar aqui de forma legal o negócio saiu, mas confesso que até o momento da entrega das chaves eu estava muito ansiosa.

E o idioma?

Com relação ao idioma, nos já falamos espanhol, mas mesmo assim é muito diferente quando você mora no país, tem dias que me sinto uma criança que está sendo alfabetizada, mas acho que essa parte é uma das mais gostosas, mesmo que às vezes seja um pouco desesperador.

A única coisa no momento que não foi legal e que acabou nos prejudicando foi a chegada do Covid_19, pois o país entrou em recesso e com isso as oportunidades de empregos estão bem escassas, mas como voltar não é uma opção, continuamos aqui firme e forte, certos de que isso irá passar e as coisas irão se ajeitar.

Antes de mudar para a Espanha eu já havia visitados o país 3 vezes, e lembro que na primeira vez eu pensei: Um dia irei morar neste lugar, o porquê eu não sei, apenas senti isso, até postei isso no meu Instagram esses dias:

Story do Instagram Deise D'avila

Como é viver em Madrid?

Eu amo morar em Madrid e no momento não me imagino em outro lugar, eu digo que a cidade é tipo São Paulo, porém menor e mais bem organizada, você encontra de tudo aqui e a cidade é muito segura.

O que eu mais gosto na cidade são os parques, Madrid é cheia de parques o mais famoso e visitado é o Parque de El Retiro.

Porém, o meu preferido é o Parque Enrique Tierno Galván, dentro do parque está localizado o Planetário de Madrid e a visitação é gratuita, vocês paga apenas as sessões de vídeo e pode comprar pela internet os ingressos.

Fotos do Instagram Deise D'avila

Free Tour por Madrid: Grátis! Reserva o quanto antes!! Clicando aqui.

Um conselho para quem quer morar na Espanha ?

Acredito eu, que a experiência de cada um é algo muito individual, muitas vezes o que é bom para um pode não ser tão bom para o outro, e está tudo bem, o importante é você não desistir dos seus sonhos.

Se você tem o sonho de morar na Espanha ou em qualquer outro país, se planeje, estude e principalmente não desista.

Eu acredito que é melhor viver seu sonho do que passar a vida inteira pensando como teria sido se tivesse tido a coragem de dar o primeiro passo.


♡ Conteúdo e imagem enviados por Deise D'avila.

Publicado em 31/07/2020

DEISE D'AVILA Advogada, apaixonada por viagens, mora em Madrid.

PARTICIPE DA CONVERSA