BRASILEIROS NA ESPANHA

Impressões de uma brasileira vivendo em Cádiz

Entrevista com a Mariana Sotero: as impressões de uma brasileira vivendo em Cádiz, leia até o final e saiba tudo o que aconteceu desde a saída do Brasil até a chegada na Espanha...


POR MARIANA SOTERO
Foto enviada por Mariana Sotero

Oi galera do Espanha Para Morar! Eu sou a Mariana Sotero do @marianassotero, tenho 28 anos e vivo hoje em Jerez de La Frontera, cidade que pertence a província de Cádiz, em Andaluzia.

Faz menos de 2 anos que cheguei na Espanha para morar. Antes, passei um mês para saber se viria, ou não, de vez.


A grande decisão…

A minha decisão, a princípio, foi por ter reencontrado uma pessoa do meu passado, que é espanhol de origem e vive aqui há 10 anos. Além disso, eu sabia que era uma oportunidade que eu não poderia deixar escapar. Só de viver de forma tranquila e segura já era uma das grandes razões pra vir.

A ideia era me matricular na faculdade de gastronomia, que é uma grande paixão, ou optar por um máster (pós-graduação) na área de comunicação, pois sou jornalista graduada. Mas os planos mudaram. Três meses depois descobrimos que havia um baby a caminho, então adiamos por um tempo as duas opções de estudo. Partimos logo para o matrimônio.

Foi um processo que requer paciência e dinheiro, mas com calma e uma assessoria jurídica resolvemos tudo a tempo de receber o nosso filho com todos os documentos ok.


“Até o momento posso dizer que fiz a escolha mais acertada da minha vida.”


Como os imigrantes brasileiros são recebidos na Espanha?

Aqui em Cádiz sempre fui muito bem tratada, principalmente no quesito saúde e assistência sanitária quando estava grávida, pois fiz tudo pelo sistema público, ao qual eu considero excelente até o momento. Apesar de não ter a família próxima, sempre me senti bem e feliz, pois a qualidade de vida faz toda a diferença e compensa a saudade.


Por que decidiu viver em Jerez de La Fronteira?

Conheço outras cidades grandes como Barcelona, Madrid e Sevilha (que é muito perto de onde vivo), mas seguimos em Jerez porque meu esposo trabalha de forma telemática, o que torna o nosso custo de vida mais barato.

Jerez não é uma cidade grande, porém não é tão pequena, então nos sentimos bem servidos e vivemos perto da praia, o que conta de forma positiva, além do clima super agradável!

Foto enviada por Mariana Sotero

E as ofertas de trabalho em Cádiz?

Com relação a trabalho, ainda não tive uma experiência por conta da maternidade, mas existem mais ofertas de trabalho por Cádiz capital ou Sevilha do que em Jerez, onde essa questão é mais complicada.

Agora tenho que esperar a ver como será com essa crise e então buscar trabalho!


O que fazer em Jerez de La Fronteira?

Jerez é uma cidade muito aconchegante. Tem um casco histórico muito bonito, onde é possível visitar o Real Alcázar, fortaleza árabe do século XI. Também é muito famosa por seus cavalos andaluzes e a Real Escuela Ecuestre. É também muito conhecida por suas bodegas e os vinhos sherry, que na minha opinião são bem diferentes dos habituais, porém maravilhosos. Vale a pena conhecer cada um!

E tem uma Feria de Abril e uma Semana Santa incrível!

Um conselho para quem quer morar na Espanha ?

O meu conselho para quem pretende viver na Espanha é encontrar uma forma de vir legal, pois facilita tudo.

Conhecer alguém que vive aqui também ajuda muito. E, sem dúvidas, estudar o idioma é fundamental. Entendo que se estamos aqui precisamos imergir na cultura deles para nos integrarmos, o que faz o domínio da língua ser de extrema importância! Até hoje sigo estudando pra uma melhor dicção e vocabulário!

A verdade é que eu amo viver aqui e sou grata por ter a oportunidade de criar meu filho nesse país que me recebe tão bem em todos os lugares onde eu vá!


♡ Conteúdo e imagem enviados por Mariana Sotero.

Publicado em 31/07/2020

MARIANA SOTERO Jornalista. Além de comunicadora é apaixonada por gastronomia.

PARTICIPE DA CONVERSA