BRASILEIROS NA ESPANHA

Impressões de uma brasileira vivendo em Sebastian de los reyes - madrid

Entrevista com a Amanda Santana: as impressões de uma brasileira vivendo em Madri, leia até o final e saiba tudo o que aconteceu desde a saída do Brasil até a chegada na Espanha...


POR AMANDA SANTANA
Foto enviada por Amanda Santana

¡Hola! ¿Qué tal?

Me chamo Amanda, uma brasileira nascida na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Sempre amei viajar, desvendar as lindas paisagens que meu país proporcionava e, confesso que, conhecer a Espanha, nunca esteve nos meus planos, até meu marido receber uma proposta de trabalho neste país.

Ele é fisiologista de atletas profissionais e está aqui a trabalho cerca de 8 meses. Viemos depois, eu e minhas filhas (uma delas de 4 patas rs) e, infelizmente, após um mês de nossa chegada, a Espanha se deparou com um cenário caótico perante a pandemia do novo Coronavírus.

Conseguimos ser matriculadas a tempo na escola: minha filha, de 12 anos, entrou numa escola bilíngue (pública) e eu num curso oficial de língua castelhana. Dessa forma, conseguimos dar entrada em nossos vistos de estudante enquanto meu marido aguarda a cidadania portuguesa. Claro que, com o confinamento e o fechamento dos serviços, ainda não saíram.

Fotos do Instagram Virei Imigrante

A situação de chegar num país estranho, sem falar a língua e em condições alarmantes nos trouxeram um enorme aprendizado! Foi uma situação muito difícil, mas que nos trouxe uma sensação de pertencimento. Foram dias angustiantes, onde centenas de pessoas perdiam suas vidas e não importava sua cor, raça, religião ou nacionalidade, fazíamos todos parte de uma só nação.

Não é difícil se apaixonar pela Espanha! A tão falada qualidade de vida é uma prioridade para este povo! É incrível ver as pessoas se divertindo tranquilamente numa quarta-feira a tarde, sem esperar pela sexta, como estávamos acostumados no Brasil. A vida aqui parece mais simples e hoje temos tempo para coisas que não tínhamos em nosso país. Ou será que, como eles, já aprendemos a priorizá-las?

É incrível também poder contar com serviços públicos de qualidade e segurança, isso aqui, definitivamente, não é um problema.

Mas, como não se pode ter tudo na vida.... há a saudade!! E ela bate muito forte! Saudade dos amigos, da família e da comidinha brasileira... ah! Como ela nos faz falta!!! Aqui vocês acabam de descobrir nossa maior fraqueza! A dieta mediterrânea é excelente, pra quem gosta, o que não é o caso de nossa família.

Hoje, não pensamos em mudar de país e nem em voltar a morar no Brasil. Adoramos passear pelos lindos parques que Madrid oferece, pelos museus que só conhecíamos através de livros e manter essa vida menos acelerada que este país tem nos oferecido.

Foto do Instagram Virei Imigrante

Um conselho para quem quer morar na Espanha ?

Se me permitem um conselho?! Se pensa em mudar para Espanha, leia, informe-se e não deixe de sonhar! As coisas parecem mais difíceis quando a gente olha só do lado de fora!

Corra riscos também, eles fazem parte, mas não podem nos impedir de superá-los!


♡ Conteúdo e imagem enviados por Amanda Santana.

Publicado em 31/07/2020

AMANDA SANTANA Pedagoga com 2ª Licenciatura em Letras, apaixonada pela educação. Vive com sua família em San Sebastian de Los Reyes, na província de Madrid.

PARTICIPE DA CONVERSA