TURISMO

Fatos E CURIOSIDADES sobre o Alhambra

Quem não conheceu ou ouviu falar do Alhambra ? Bem, tenho certeza de que vamos contar algumas coisas que você não sabia sobre ela.


POR FRANCINE FIGUEIREDO
Alhambra / Foto por 65ymas

Separamos nesse post nove fatos sobre Alhambra que você precisa conhecer para entender porque essa atração precisa fazer parte do seu itinerário, e se você ainda não conhece Alhambra, mas tem vontade de saber mais sobre este ponto turístico que guarda algumas curiosidades e segredos bem interessantes.

Alhambra é um dos pontos mais altos de Granada, na Espanha. Ela é uma fortaleza monumental, além de ser um dos principais pontos turísticos da região. Já foi residência de Muhammad ibn Nasr, e de diversos monarcas católicos.

Se você está viajando pela Espanha, esse é um local que não pode faltar no seu roteiro. Mais do que um ponto turístico único, o monumento guarda em suas paredes muita história e cultura.

Confira!

Fatos e curiosidades sobre Alhambra que você precisa conhecer

1. Alhambra também é considerada um relógio solar

Muita gente não sabe, mas esse monumento não é apenas uma edificação arquitetônica de tirar o fôlego, ele também é um relógio solar.

Isso mesmo! Esse monumento foi construído de uma maneira diferenciada, para que seja possível saber qual a hora do dia, apenas com base em como a sombra se projeta nos quartos.

Por exemplo, ao meio-dia, metade dos quartos fica ensolarado e a outra metade com sombra. Surpreendente, não é mesmo?!

2. Uma batalha de poder a lá Game of Thrones

Por ser uma fortaleze, obviamente que houve muitas batalhas e derramamento de sangue no entorno de Alhambra. Diz a lenda que Muley Hacén, 21º rei de Granada, teria visto um membro de um clã inimigo subindo as paredes da edificação para ver sua amada, que fazia parte da família real.

Revoltado e com muita ira, ele reuniu 36 membros do clã Abencerrajes, e cortou suas cabeças na sala que atualmente leva o seu nome. Há quem diga que o massacre foi tão horripilante que até hoje as fontes de água do espaço possuem as manchas de sangue.

3. Guardou uma carta de amor por quase 100 anos

Apesar da história de Alhambra envolver lutas, essa fortaleza também foi palco de uma verdadeira história de amor de filmes hollywoodianos. Em 1921, um homem chamado Pepe escondeu uma carta de amor para sua amada Emilia, em uma igreja que ficava dentro do complexo e que foi demolida.

Nela, ele relatava como à amava, e que enviaria outra carta com um cacho de uvas para provar o seu amor. Contudo a correspondência só foi encontrada em 2013 por um grupo de arqueólogos.

Ninguém sabe o que aconteceu com o casal, mas todos torcem para que eles tenham tido um final feliz.

4. Tem algumas das vistas mais lindas de toda a Espanha

Alhambra é um dos monumentos mais altos da Espanha, logo era de se esperar que essa fortaleza tivesse algumas das vistas mais lindas do país. Ao visitar esse monumento, você terá a chance de vislumbrar as lindas paisagens que mesclam o tradicional com a modernidade e que são de tirar o fôlego.

Mas, é preciso se programar para fazer esse tipo de passeio. Isso porque o local tem um número limitado de visitantes por dia. Os ingressos custam a partir de 5,00 euros, o que custa o equivalente a uns 32,00 reais.

Esse é o valor para o passeio mais simples, mas é possível comprar tours completos. Um deles permite que você visite Alhambra de dia e à noite em dias consecutivos, oferecendo uma experiência de imersão completa.

Alhambra / Fotos por Francine Figueiredo


5. O nome da fortaleza tem relação com uma cor

A palavra Alhambra significa vermelho. Muitos historiadores se dividem sobre a origem desse nome, mas existem duas teorias principais.

A primeira diz que ela é uma abreviação de "al-Qal'a al-hamra", que teria sido o primeiro título do loca, e que significa “fortaleza vermelha”.

Já a segunda diz que ele faz referência a Abu al-Ahma, que foi um conquistador de Granada e que era conhecido justamente pela sua barba ruiva bastante característica.

Detalhe, o nome Abu al-Ahma também significa vermelho em árabe.

6. O mistério do Pátio dos Leões

Existem muitas lendas, mitos e mistérios relacionados a Alhambra, mas um dos principais é do significado do Pátio dos Leões. Ele recebe esse nome justamente por contar com 12 estátuas de leões localizadas em lugares específicos.

Acontece que até hoje, mesmo passando séculos ninguém sabe realmente o porque esse espaço foi construído. O animal em si não tem qualquer significado para os árabes. Muitas pessoas dizem que as esculturas representariam o zodíaco, o que não tem muita ligação com a cultura local.

Outros historiadores afirmam que essa foi uma modificação feita pelos romanos, o que tornaria a presença das estátuas de leões mais lógica. Mas, a grande maioria das pessoas acredita que esse pátio foi criado apenas com o objetivo de mostrar todo o poder dos Sultões que governaram a região.

7. Você pode se tornar sultão do lugar

Essa é uma daquelas lendas no estilo rei Arthur. Existem quatro portas grandiosas na fortaleza, e, diz a lenda, que quem conseguir tocar a ponta da Porta da Justiça com a ponta de uma lança ou espada, tem o direito de governar o lugar.

Acontece que a porta é tão grande que seria praticamente impossível um cavalheiro tocá-la de cima de seu cavalo. Além disso, dizem que a estrutura da fortaleza é tão forte que mesmo que mil exércitos atacassem o local, a abóboda não iria cair, impedindo qualquer um de realmente conquistar o poder.

8. É o quarto monumento mais visitado da Espanha

Outro fato que prova que Alhambra deve estar na sua lista é que ele é o quarto monumento mais visitado da Espanha. A fortaleza recebe por ano cerca de 2,5 milhões de visitantes.

O local perde apenas para a Sagrada Família, em Barcelona, o Museo de la Reina Sofía e o Museu do Prado, ambos em Madrid.

9. Segredos ainda estão sendo descobertos

Décadas depois de ter virado um ponto turístico, muitos segredos sobre Alhambra ainda estão sendo descobertos. Há poucos anos um grupo de historiadores encontrou 80 desenhos que são um verdadeiro mistério.

Neles um homem de barba branca e turbante, uma figura antropomórfica, a cabeça está no corpo de um animal que pode ser um cachorro ou um gato. A linha é perfeita e a imagem pode ser vista como se tivesse sido feita ontem, sem ter sido afetada pela umidade dos séculos que empobreceu a madeira do todo.

“É muito difícil saber a que se devem, mas intuímos que se trata de criações espontâneas que foram feitas para se divertir sem nunca fazer parte da decoração do palácio”, esclarece Elena Correa, chefe do Departamento de Restauração, que nos últimos anos encontrou muitos tesouros escondidos dentro das paredes da Alhambra, que parecem ser uma fonte inesgotável de histórias e curiosidades.

Essas são apenas algumas das curiosidades e fatos diferentes que tornam Alhambra um ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro. Com toda a certeza você terá uma experiência inesquecível.


Saiba mais: Alhambra-patronato.es

Publicado em 19/08/2020

FRAN FIGUEIREDO Social Media, amante de animais, tecnologia, séries e mousse de maracujá.