VIAGEM

Tudo sobre a Espanha: um guia para conhecer o país espanhol

Você já foi à Espanha? Tem curiosidades sobre o país? Se sim, prepare-se para saber tudo sobre esse lugar e suas top 7 cidades mais famosas...


POR FRANCINE FIGUEIREDO
Imagem do Freepik

Vai viajar para a Espanha? Então, você precisa conhecer os detalhes deste país magnífico, repleto de lindas paisagens, cidades encantadoras e históricas, além de prédios com linda arquitetura.

O país é dono de uma das gastronomias mais apreciadas em todo mundo. Você ficará encantado com a simpatia do povo, que adora recepcionar os turistas com um jeito todo descontraído.

Vem com a gente e conheça este incrível destino super visitado do continente europeu.

Tudo sobre a Espanha: cultura, história e curiosidades

Imagem do Freepik

Na Espanha, curiosidades, história e cultura são os principais atrativos do país, que conta com impressionantes pontos turísticos: igrejas, museus, parques, praias, belas praças, entre outros.

A história do país é antiga, tendo momentos importantes em períodos que remontam a Idade Média e o século XX, em que a região foi habitada por fenícios, celtas, cartagineses e gregos.

A Espanha fez parte do Império Romano. Com tantas influências, só poderia resultar em uma cultura riquíssima.

Entre os diferentes costumes, está a sesta ou siesta, onde muitos comércios fecham as portas de 14h às 17 horas para um breve descanso.

A gastronomia espanhola também faz parte das tradições, onde são usados muitos frutos do mar, legumes e especiarias.

Por lá, o que não faltam são restaurantes que oferecem pratos tradicionais, como a paella.

Falando em história e cultura, basta percorrer as cidades da Espanha e observar que a arte e arquitetura estão presentes nos prédios, igrejas e monumentos.

As festas populares também refletem toda a tradição espanhola. Entre as mais famosas estão a Las Farras, que acontece em Valência. A festividade promove uma competição de esculturas chamadas de Fallas. A La Tomatina, em Buñol, também é muito famosa e é uma festa que conta com uma batalha de tomates.

Além disso, a San Fermin, em Pamplona, é uma das mais famosas no mundo por soltar touros pela cidade.

Onde se localiza a Espanha?

Entre as informações sobre a Espanha, saiba que ela está situada na Península Ibérica, entre os países de Portugal e França, ficando às margens também do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico.

O território espanhol conta com uma área de 504.782 quilômetros quadrados e uma população de 44,9 milhões de habitantes.

Turismo na Espanha: clima, idioma e fuso horário

O Alhambra de Granada na primavera / Fonte Instagram Espanha Para Morar

Assim como em vários locais, o clima pode variar de acordo com cada região e, claro, com cada estação do ano.

Mas de um modo geral, o país conta com um clima mediterrâneo, com verões mais secos e invernos amenos.

A primavera, por exemplo, é caracterizada por temperaturas mais quentes durante o dia e um leve friozinho à noite, sendo que a média é de 21 graus.

O verão espanhol é bem quente com temperaturas que podem ultrapassar os 30 graus. Nesta época, os dias são mais longos e o sol se põe às 21 horas.

No outono, as temperaturas começam a cair anunciando a chegada da próxima estação, ficando entre 6 e 26 graus.

Já no inverno, o clima é bem gelado e as temperaturas ficam, em média, em torno de 12 graus.

Em algumas regiões, como Pirineus, a paisagem fica coberta de neve. A diferença do fuso horário entre o Brasil e a Espanha é de cinco horas. Por lá, o idioma oficial é o castelhano.

Qual a melhor época para ir à Espanha?

Para saber tudo sobre a Espanha, uma informação importante está relacionada à melhor época para conhecer o país. Essa é uma questão que depende muito do tipo de viagem que pretende ter por lá.

Se quer conhecer o frio europeu, o inverno é a melhor estação, já que a temporada é perfeita para apreciar a gastronomia e andar muito elegante pelas ruas espanholas.

Muitas pessoas têm preconceito quando o assunto é inverno europeu. Mas saiba que é perfeitamente possível fazer uma viagem bacana também nesta época.

Basta uma roupa quentinha e um calçado adequado para que a sua viagem seja um sucesso.

Na Espanha as estações são bem definidas / Instagram Fran Figueiredo

Porém, a melhor época para viajar acontece entre a primavera e verão, quando as temperaturas estão mais altas e o clima ainda mais agradável.

Se quer conhecer as cidades neste período, viaje entre o final de março e setembro.

Nesta época, a atmosfera das cidades é uma delícia. O clima é ainda mais agradável para passeios ao ar livre, visitar as lindas ilhas e praias espanholas.

Quantos dias ficar na Espanha?

Para conhecer as principais cidades da Espanha, como Madrid, Barcelona, Santiago de Compostela, Sevilha, Córdoba, Salamanca e Málaga, é preciso ficar, no mínimo 15 dias.

Se pretende conhecer duas ou três cidades, por exemplo, é possível ficar no país por 10 dias.

Na hora de montar o seu roteiro, não esqueça de calcular o trajeto entre uma cidade e outra para ter ideia exata de quantos dias serão necessários.

Informações sobre a Espanha: documentação

No desembarque em terras espanholas, é preciso apresentar apenas o passaporte com validade de ao menos três meses, na imigração.

Além disso, ao chegar no país, tenha em mãos o comprovante de hospedagem, seja reserva de hotel, hostel ou uma carta-convite da pessoa que te receberá no país.

É preciso apresentar ainda passagem de volta e meios que comprovem que você possui condições financeiras para permanecer no país durante sua estada.

Aliás, o seguro viagem também é critério para entrar no país.

Espanha precisa de visto?

Além dos documentos que precisam ser apresentados na imigração, ainda não é necessário obter o visto para fazer um tour pelo país, desde que a sua estada não ultrapasse três meses.

O seguro viagem para Espanha é obrigatório?

Ao montar um roteiro de viagem para a Espanha, Europa, é importante saber que, além de dar respaldo durante sua viagem, a contratação de um seguro viagem é obrigatória para entrar no país.

A Espanha faz parte do Tratado de Schengen, que determina que os turistas que viajam para o país precisam contratar o serviço para passar uma temporada em terras espanholas.

Mas não é somente a obrigatoriedade que deve ser levada em consideração na hora de contratar o seguro. Nada disso!

Este serviço garante uma série de coberturas, como assistência médica ou odontológica, auxílio em casos de atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, acidentes, entre outros.

Na hora de escolher o seguro, conte com o melhor site comparador de seguros do Brasil, o Seguros Promo, que traz sempre as coberturas mais adequadas para a sua viagem, com os menores preços.

Se ficar dúvida, não se preocupe, pois eles tem uma equipe especializada para te ajudar durante o processo de escolha e contratação do seguro.

Sonho de Morar na Espanha?

Confira o guia Espanha Para Morar, um método com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Saber mais

Passagens aéreas para Espanha

Além do seguro, as passagens aéreas estão sempre no nosso radar. Muitas vezes, ela pode representar um dos maiores custos da viagem.

Você sabia que, mesmo assim, é possível economizar nas passagens aéreas? Isso mesmo!

Na hora de encontrar as melhores opções, uma dica é fazer as suas pesquisas no Passagens Promo.

O buscador te apresenta as passagens com os menores preços do mercado, promoções e muitos descontos.

Espanha: principais cidades para visitar

Na Espanha, cidades espetaculares e repletas de atrações não faltam. Mas sempre há aquelas que não podemos deixar de conhecer durante a viagem.

Nesse sentido, podemos destacar a capital, Madrid, muito badalada e cheia de atrações, como o Palácio Real de Madri e a Plaza Mayor.

Claro que a linda Sevilha, com sua arquitetura renascentista e gótica, também precisa estar na sua rota turística, assim como a famosa Barcelona, que respira arte e arquitetura.

Entre as principais cidades, podemos destacar ainda a religiosa Santiago de Compostela, rota de peregrinação, que atrai milhares de turistas todos os anos.

Visite também Córdoba, Salamanca e Málaga, que são repletas de atrações históricas. Já deu para perceber que o turismo na Espanha é espetacular, não é mesmo?

Espanha: mapa

Para fazer um tour bacana pela Espanha, nada melhor do que ter um bom mapa. Por isso, olha que ótimo este que preparamos para você.

1. Madrid

Na Espanha, pontos turísticos são lindos e cheios de história. Exemplo disso é a incrível Madrid, com uma vida noturna muito agitada.

Com uma arquitetura incrível, a capital espanhola atrai muitos turistas pela quantidade de acervos de arte de famosos nomes como Velázquez e também Goya.

Por lá, ao perambular pelas ruas, você vai se deparar com locais incríveis, como o Palácio Real de Madrid e a Plaza Mayor, no centro da cidade.

Não deixe de fazer um passeio pelo lindo jardim do retiro, com muitos monumentos. Conheça ainda o Museu do Prado, um dos mais importantes do mundo.

*Que melhor forma de começar a conhecer Madrid do que fazendo uma visita guiada com um guia local? Conheça as histórias, lendas e os lugares emblemáticos da Madrid antiga para desfrutar da Madrid de hoje. Além disso, é GRÁTIS! Reserve clicando aqui

2. Sevilha

Se quer conhecer a mais tradicional dança flamenca do país, Sevilha precisa estar no seu roteiro.

Muito charmosa, ela conta com uma arquitetura renascentista e gótica em seus edifícios, igrejas e catedrais.

Não deixe de conhecer a Catedral de Sevilha, considerada Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco, e também o Castelo Alcázar, criado no período da dinastia moura Almóada.

Faça uma visita também à Praça dos Touros, construída em XVIII, conhecida também como Plaza de Toros de la Maestranza.

*Tour de mistérios e lendas de Triana, reserve clicando aqui

3. Santiago de Compostela

Na Espanha, cultura e religiosidade são vistas em cada esquina. Em Santiago de Compostela, isso é ainda mais forte.

A cidade é conhecida por fazer parte da peregrinação dos Caminhos de Santiago.

Dizem que o apóstolo São Tiago foi sepultado na região e seus ossos ainda permanecem enterrados na Catedral de Santiago de Compostela.

Ela é linda e possui uma arquitetura baseada no estilo românico e barroco.

*Free tour do Caminho de Santiago. Grátis! Reserva clicando aqui

*Free tour teatralizado de mistérios e lendas. Grátis! Reserve clicando aqui

4. Barcelona

Charmosa e cheia de atrações, essa é surpreendente Barcelona. Em toda a Espanha, as principais características estão geralmente relacionadas com a arte e arquitetura, sendo que na cidade isso também não seria diferente.

Entre os pontos turísticos mais conhecidos está a Igreja da Sagrada Família, que conta com uma arquitetura espetacular, projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí.

Conheça ainda o Parque Güell, declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade pela Humanidade, desenhado também pelo famosos arquiteto.

Inclua nos passeios a Fundação Joan Miró, com peças da arte moderna, além do Museu Picasso e do Museu de História de Barcelona.

*Free tour de Gaudí e pela Barcelona modernista. Grátis! Reserve clicando aqui

5. Córdoba

A cidade é conhecida por contar com um centro islâmico datado da Idade Média, além de ter sido, no passado, uma cidade romana muito importante.

Um dos locais mais famosos de Córdoba é a imensa mesquita, construída em 784 d.C. Não deixe de visitar o edifício, que possui sala de oração e mosaicos bizantinos.

Porém, ela deixou de ser usada para rituais islâmicos em 1236, quando se tornou uma igreja católica.

Em Córdoba, conheça a Alcázar de los Reyes Cristianos, uma alcáçova medieval com lindos jardins.

No seu tour, faça ainda um passeio pela Ponte Romana de Córdoba, que fica no centro histórico da cidade, além da Medina Azahara que, no passado, foi uma cidade palatina.

*Free tour por Córdoba. Grátis! Reserve clicando aqui

6. Salamanca

A cidade é muito famosa pela sua Universidade, que foi fundada no século 19, sendo, inclusive, um centro intelectual muito importante da época. Mas não é só isso!

Salamanca tem uma história muito interessante datada do no período celta. Dessa forma, o que não faltam por lá são monumentos, praças, edifícios históricos, museus e muito mais.

Não deixe de conhecer a Catedral Nova de Salamanca, a Plaza Mayor e a Casa das Conchas, que é um prédio com estilo gótico e estruturas platerescos.

Claro que a Catedral Velha de Salamanca, construída entre os séculos XII e XIV, não pode faltar no seu roteiro.

*Free tour de mistérios e lendas por Salamanca. Grátis! Reserve clicando aqui

7. Málaga

Málaga é uma linda cidade portuária repleta de resorts e hotéis. Um local perfeito para quem gosta de praias e luxo.

Além da bela Praia Costa del Sol, que é muito badalada, visite também as atrações históricas, como a Alcazaba.

Ela é uma fortificação palaciana, construída durante a dinastia Hammudid no século XI. Claro que o Museu Picasso de Málaga e a Catedral não podem faltar no seu tour pela cidade.

*Descubra um dos "pueblos blancos" mais espetaculares da Espanha com esta visita guiada gratuita por Ronda em que você conhecerá a famosa Ponte Nova. Reserve clicando aqui

Outras cidades turísticas na Espanha

A Espanha, na Europa, é repleta de lindas cidades com pontos turísticos muito interessantes, além destas que já citamos aqui.

Se preferir, na hora de montar o seu roteiro, inclua também Bilbao, uma cidade portuária repleta de belíssimas montanhas e arranha-céus.

Além disso, a cidade é mundialmente conhecida por abrigar o Museu Guggenheim Bilbao, que conta com obras modernas proeminentes.

Para quem gosta de lugares antigos, a cidade de Granada também deve estar no seu roteiro, já que ela conta com lindos prédios, que preservam a arquitetura medieval do período de ocupação moura.

O local oferece muitas atrações, como palácios reais, igrejas e edifícios muito antigos, além de lindos pátios, fontes e jardins. Vale a pena conhecer!

A charmosa San Sebastián também deve fazer parte da sua rota de turismo espanhol, com uma das gastronomias mais requintadas de todo o mundo.

Além de apreciar a culinária local, não deixe de conhecer as lindas praias da região e seu centro histórico repleto de prédios antigos, monumentos, igrejas e praças.

*Tour de compras para o Las Rozas Village, reserve clicando aqui, datas limitadas.

Afinal, quais os principais pontos turísticos da Espanha?

Bom, já deu para perceber que na Espanha, pontos turísticos não faltam, mas na hora de escolher os mais interessantes para conhecer, sempre bate aquela dúvida, não é mesmo?

Por isso, trouxemos aqui os principais locais que devem estar no seu roteiro. O lindo Templo Expiatório da Sagrada Família, na cidade de Barcelona, deve estar no topo da lista.

Desenhado por Antoni Gaudí, ele é reconhecido como uma obra-prima da arquitetura moderna catalã. Mas as obras dele em Barcelona não param por aí.

Faça uma visita ao Parque Güell, com construções muito interessantes, além da Casa Milà, chamada também de La Pedrera, desenhada pelo famoso arquiteto entre 1905 e 1907.

Em Madri, conheça o Palácio Real e a Plaza Mayor, que ficam na região central da cidade. Faça ainda uma visita ao Museu do Prado e ao Jardim do Retiro.

No seu tour pela cidade de Santiago de Compostela, não deixe de conhecer a famosa Catedral, onde supostamente estão enterrados os restos mortais de São Tiago.

Em Córdoba, a imensa mesquita, construída em 784 d.C, que hoje é uma igreja católica deve estar na sua lista.

Já em Salamanca, visite a Catedral Nova de Salamanca, a Casa das Conchas e a Plaza Mayor.

Por fim, em Málaga, passe um dia na Praia Costa del Sol e conheça também a Alcazaba, construída no século XI, além do Museu Picasso de Málaga e a Catedral de Málaga.

*GUIA COMPLETO DE BARCELONA, GRÁTIS! Acesse clicando aqui

Cidades com praias na Espanha

Na Espanha, os pontos turísticos devem envolver ainda muitas praias e belezas naturais.

Se na sua viagem você quiser conhecer as cidades com praias, inclua aí a espetacular, Ibiza, uma linda ilha, que fica no Mar Mediterrâneo.

Muito famosa, ela conta com as mais lindas e badaladas praias do país, além de uma vida noturna bem badalada e intensa. Além disso, você encontrará vilarejos muito charmosos, bares e restaurantes.

A ilha Maiorca também faz parte das ilhas Baleares do país e figura entre os locais mais visitados pelos turistas no país quando o assunto são praias paradisíacas e muita badalação.

Por lá, as belezas naturais não faltam. Conheça ainda a capital Palma, que possui locais históricos muito interessantes, como a Catedral de Santa María, datada do século XIII e o palácio real Mouro de Almudaina.

Por fim, inclua no seu roteiro praiano a ilha canária Tenerife, que fica mais perto da costa africana ocidental.

A região é composta por muitas praias e balneários. Na região, você encontra ainda restaurantes, casas noturnas e esportes aquáticos, como mergulho e kiteboarding.

Dicas de roteiro de viagem para Espanha

Diferente do Brasil, a voltagem na Espanha é 220V, sendo que em todo continente, a tomada com três pinos é a mais usada em vários países.

Por isso, para não ter problema na hora de carregar seus aparelhos eletrônicos, não deixe de comprar um adaptador na sua cidade. Se preferir, é possível encontrá-lo também nos aeroportos.

Ao escolher o meio de transporte para se locomover, saiba que toda a Espanha conta com um excelente sistema de transporte, principalmente nas grandes cidades, como Barcelona, Madri e Sevilha.

É possível percorrer as cidades de metrô, ônibus e trens, chamados no país de Cercanias, além do trem ligeiro, que é mais rápido que um trem comum e mais devagar do que um trem-bala.

O país é conhecido em todo mundo pela sua gastronomia requintada e muito apetitosa.

Por isso, na hora de escolher os pratos mais tradicionais, uma dica é experimentar a famosa paella, feita com frutos do mar, arroz e açafrão. Uma delícia!

Outro prato delicioso que precisa estar no seu tour gastronômico é a tortilla, uma espécie de torta feita com ovo e batatas.

Experimente ainda o delicioso pan con tomate, um pão tostado, coberto com um molho de tomate fresco ralado.

Brasileiros podem entrar na Espanha agora?

Com a pandemia do Covid- 19, as fronteiras da União Europeia, consequentemente, da Espanha, ficaram fechadas desde o mês de março. A abertura das fronteiras está acontecendo paulatinamente, motivada pela segurança que inspira cada país.

Além dos 27 países da União Europeia, podem entrar na Espanha cidadãos de outros 15 países:

Austrália, Argélia, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Sérvia, Ruanda, Uruguai, Tailândia e Tunísia.

Infelizmente, o Brasil ainda não faz parte da lista.

O Espanha Para Morar os manterá informados, fiquem ligados!

Publicado em 04/08/2020

FRAN FIGUEIREDO Social Media, amante de animais, tecnologia, séries e mousse de maracujá.