VIAGEM

Viajar Grávida – Saiba como curtir sua viagem e quais cuidados tomar

Se você deseja curtir momentos a sós com o seu companheiro e o baby que está para chegar, mas está com medo de viajar grávida, saiba que essa é uma tendência cada vez...


POR FRANCINE FIGUEIREDO
Imagem do Freepik

Se você deseja curtir momentos a sós com o seu companheiro e o baby que está para chegar, mas está com medo de viajar grávida, saiba que essa é uma tendência cada vez mais presente entre as mamães.

Chamada de Babymoon, a moda de viajar estando grávida ganhou os holofotes quando celebridades como Kate Middleton, Gisele Bündchen e Kim Kardashian tiraram férias para aproveitar esse tempinho maravilhoso e acolhedor que antecede a chegada do neném.

Nesse artigo, você saberá tudo sobre os cuidados que deve tomar para viajar grávida, bem como ficará por dentro de algumas dicas para aproveitar esse momento mágico da melhor forma possível.

Confira!

Para viajar grávida, não pode faltar planejamento

A primeira coisa que você precisa fazer para viajar estando grávida é se planejar com antecedência. É necessário decidir o destino e também o que você irá fazer durante o período que estiver viajando.

Muitas mamães aproveitam essas semanas longe de tudo e de todos apenas para descansar com o baby e o maridão. Outras já aproveitam o embalo para montar o enxoval e compra os itens que ainda estão pendentes na lista.

Então, decida logo de cara o que você irá fazer, para onde vai e o tempo que ficará fora, até mesmo para não ter surpresas antes, durante, ou depois da viagem.

Fale com o seu obstetra

Também é fundamental compartilhar os seus planos de viajar grávida com o seu obstetra. Isso porque, este profissional deverá avaliar o seu estado e dizer se você está em condições de fazer a viagem desejada, bem como lhe passar orientações de como realiza-la de forma tranquila e segura.

Qual o melhor período gestacional para viajar grávida?

Se você quer viajar grávida, a dica para não se arrepender dessa decisão é escolher o período gestacional certo para realizar tal feito. Nesse caso, o período ideal é o segundo trimestre de gravidez.

Nessa etapa da gravidez, aquela sensação de mal-estar, muitas vezes acompanhada de vômitos e tonturas, já diminuiu ou até mesmo desapareceu por completo.

Além disso, a disposição nesses meses é maior e as chances de você acabar tendo um parto antecipado são mínimas.

Muitas mulheres querem deixar a Babymoon para as últimas semanas mesmo, a partir da 35ª, mas viajar grávida a partir desse período não é recomendado pelos médicos.

Como o feto já está grande e praticamente pronto para nascer, o desconforto físico é maior, e as contrações de treinamento poderão aparecer. Isso sem contar que várias companhias áreas não permitem que gestantes realizem sua viagem a partir da 35ª semana, justamente pelo risco de algo acontecer durante o voo.

Escolhendo o transporte

O meio de transporte vai depender do destino, e das suas condições físicas. No caso do avião, como dito anteriormente, as empresas tem politicas próprias para viagens de gestantes. A partir da 27ª semana, por exemplo, é necessário apresentar um atestado médico do obstetra.

Já a partir da 35ª semana de gestação, algumas companhias não permitem o embarque, a não ser que a gestante esteja acompanhada do seu médico.

De navio também ocorre o mesmo. A maioria das armadoras de cruzeiro não permitem que gestantes realizem sua viagem após a 24ª semana. Já para ônibus isso vai depender da política de cada empresa.

Por isso a maioria das mulheres prefere viajar de carro. O Código de Trânsito Brasileiro não apresenta qualquer restrição que impeça a mulher de viajar grávida, mas, recomenda-se que ela não guie o veículo a partir da 36ª semana se estiver na estrada, e da 38ª semana caso esteja andando de carro na cidade.

Cuidados para viajar grávida

Além de todas as recomendações citadas acima, também é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de viajar grávida. Lembre-se que você está em um período muito delicado, e que exige cautela. E a primeira dica para que sua viagem como gestante seja feita com segurança é:

  • Tome todas as vacinas necessárias

Essa é uma dica importante tanto para viajar grávida, quanto em outras ocasiões. Sempre verifique se você está com as vacinas em dia e se o destino para o qual você vai exige alguma vacina em específico.

Alguns locais do Nordeste brasileiro, por exemplo, exigem as vacinas de Malária e Febre Amarela. Além disso, lembre-se de apresentar sua carteira de vacinação em viagens nacionais, e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia nas internacionais.

  • Pesquise hospitais e unidades de pronto atendimento antes de viajar

Antes de sair de casa, também pesquise e tenha em mãos os endereços e telefones dos hospitais e unidades de pronto atendimento próximos do local onde você irá se hospedar.

Nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer, e o tempo gasto procurando por esses locais pode ser crucial. Tendo em mãos as informações acima, você saberá exatamente aonde ir caso seja necessário.

  • Leve sempre sua cartinha pré-natal e histórico médico

Outro cuidado que você precisa ter ao viajar grávida é de levar a sua carteirinha de gestante e o seu histórico médico. Esses documentos contem todas as informações necessárias caso algum atendimento que não seja realizado pelo seu médico precise ser feito.

  • Repelente e protetor solar

Independente de qual seja o destino escolhido, o repelente e protetor solar não podem faltar na sua bolsa. Todo o cuidado é pouco, principalmente dentro do Brasil, onde as doenças transmitidas por mosquitos têm crescido consideravelmente.

  • Tenha sempre o contato do obstetra em mãos

Por fim, a última dica para viajar grávida com tranquilidade é ter o contato do seu médico. Assim, caso surja qualquer dúvida ou emergência, é possível localizá-lo para pedir as orientações necessárias.

Seguro de viagem para gestantes

As mulheres grávidas precisam de atenção em dobro na hora de planejar a viagem e contratar um seguro – que deve ser específico para esse tipo de situação. Nem todos os planos das seguradoras de viagem cobrem gestantes.

Além disso, mesmo os planos que oferecem esse tipo de cobertura restringem o período da gestação e a idade da mulher - a maior parte possui o limite de 40 anos. Algumas seguradoras também solicitam autorização por escrito de um médico.

A Travel Ace cobre gestantes até a 34ª semana de gestação e que tenham autorização por escrito do médico responsável. A GTA até a 32ª semana; e a Assist Card até a 28ª semana.

Antes de adquirir um seguro viagem para gestante, verifique com a seguradora ou com a corretora de seguros essas especificações e se eventuais complicações na gravidez são cobertas.

Importante lembrar que a cobertura oferecida pelas operadoras de cartão de crédito (para os clientes que adquirem a passagem aérea pelo cartão) não cobre mulheres grávidas.

Você pode comparar os seguros e ver qual melhor se adequa a sua necessidade no site do Seguros Promo. Com o nosso cupom "ESPANHAPARAMORAR", você ainda recebe 5% de desconto.

Gostou do post? Agora já sabe como viajar estando grávida? Deixe o seu comentário com dúvidas/sugestões sobre o que mais pode ser feito para tornar esse momento ainda mais especial e incrível!!!

Publicado em 01/02/2019 Atualizado em 24/07/2020

FRAN FIGUEIREDO Social Media, amante de animais, tecnologia, séries e mousse de maracujá.

PARTICIPE DA CONVERSA